A alimentação dos mini-coelhos é um quesito muito importante, pois dada a fragilidade e rapidez de seu metabolismo, qualquer mudança pode ser fatal.
A base da sua alimentação deve ser ração. Recomendamos ração da Purina ou Guabi, são as mais completas e garantem uma ótima nutrição para seu coelhinho! NÃO DEIXE FALTAR ÁGUA NO BEBEDOURO! Os coelhos não podem comer carnes, leite, doces, bolachas, tomate. NUNCA dê alface ao coelho, porque causa diarréia. Depois dos três meses, você pode dar verduras que tenham folhagem escura e frutas. Veja a lista:
V E R D U R A: Cenouras e as folhas (moderadamente); couve-flor e as folhas; beterrabas (cuidado com os níveis elevados do ácido oxálico); brócolis e suas folhas; couves-de-bruxelas, folhas e brotos; repolho (moderadamente, pode causar viradas digestivas); aipo e suas folhas; chicória; folha de bananeira; vagem; rabanete (moderadamente); ervilhas e as folhas; pimentões (vermelho, verde e amarelo; abóbora; espinafre (ocasionalmente); nabo (ocasionalmente); catatonia; almeirão.
F R U T A S: Maçã; pêra; manga; pêssego; banana (moderado devido ao elevado teor de potássio e açúcar); uvas; melão; nectarinas; laranja sem casca; mamão; morangos e as folhas; ameixas; abacaxi; cereja; kiwi; amoras e as folhas (propriedades adstringentes excelentes
Recomendações para o bem-estar dos Coelhos:Quase todos os sistemas de pecuária impõem restrições e algumas delas podem causar um grau inaceitável de desconforto ou sofrimento, impedindo que os animais satisfaçam as suas necessidades básicas. Devem ser consideradas necessidades, em animais de companhia:
- conforto e abrigo;
- acesso fácil a água doce e a uma dieta para manter os animais em plena saúde e vigor;
- liberdade de circulação;
- a companhia de outros animais da mesma espécie;
- a oportunidade de exercer a maioria dos padrões normais de comportamento;
- luz durante as horas de luz, iluminação prontamente disponíveis para permitir que os animais possam ser inspeccionados em qualquer momento;
- pavimentos que não prejudiquem os animais, nem provoquem tensões desnecessárias;
- a prevenção, diagnóstico e tratamento rápidos das lesões, doenças e infestações parasitárias;
- o impedimento da mutilação desnecessária.
O bem-estar dos coelhos pode ser salvaguardado sob uma variedade de sistemas de gestão. O sistema utilizado deverá ser adequado à saúde e necessidades comportamentais e fisiológicas do coelho. Este, juntamente com os equipamentos disponíveis e a habilidade do produtor, determinará o número de animais mantidos em qualquer momento e a forma pela qual são agrupados. Os coelhos são animais que precisam de atenção individual e frequente. É essencial que o produtor preste atenção aos sinais de perigo ou de doença e tome rapidamente medidas correctivas.
Os sinais que, em conjunto, indicam uma boa saúde num coelho foram definidos anteriormente. O produtor deverá ser capaz de reconhecer problemas iminentes na sua fase inicial e pode muitas vezes ser capaz de identificar a causa e instituir medidas de reparação, sob pena de que a ajuda veterinária ou outra assistência especializada deverão ser obtidas rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário